Em 1977 o Superior Producer estava a caminho de Isla Margarita, quando ele entrou na baia de Curaçao para reabastecer e carregar mercadorias. Sua carga foi de tecidos (jeans, camisetas de algodão, lençois) ebebidas (whiskey) e iria levá-los para a Venezuela, para o natal. Dizem que o próprio capitão notou que ele tinha sido carregado excessivamente, mas mesmo advertindo a todos não pode impedir que o navio deixasse o porto. Logo que o Superior Producer retomou sua viagem teve problemas ao sair da baia. Devido ao mar agitado, parte da carga tombou e como resultado ele adernou e a água começou a entrar. Ele ainda chegou a ser rebocado para o norte da entrada da baia onde finalmente afundou, na costa de Otrobanda.

Nos dias seguintes, mergulhadores locais se empenharam no “resgate e recuperação” da carga. Ela foi toda retirada e consumida ou comercializada nos mercados locais.

O naufrágio mede cerca de 50 metros de comprimento e está em posição de navegação, sobre um platô de areia a apenas 60 metros da praia, a uma profundidade de cerca de 30 metros / 100 pés. O convés e a entrada do porão de carga estão a uma profundidade de cerca de 25 metros / 80 pés. A parte mais rasa do naufrágio é o topo de sua superestrutura, que está a cerca de 18 metros / 40 pés.
Após todos estes anos no fundo do mar este naufrágio se tornou um lugar de cor e vida, e um dos maiores destinos de mergulho no Caribe. Ao descer para seu local, sua visão é uma grande inspiração para todos nós, já que vemos o casco e a superestrutura “aparecerem” no meio do azul. Ele está completamente coberto por muitas espécies diferentes de corais e esponjas. Uma das espécies de coral, o coral tubo laranja, cresce muito bem em condições de baixa luminosidade e cobre uma boa parte do naufrágio. Os pólipos deste coral são maiores que os de outros corais e se estendem durante a noite para apanhar comida, quando o naufrágio se torna de cor laranja.
Ele é adequado para ambos os tipos de fotografia: paisagem (longe) e focada (perto). Quando fotografar de perto você encontrará muitas criaturas vivendo entre os muitos corais. Graças às águas claras do Caribe ele é um ótimo ponto para fotógrafos que querem fazer fotos de paisagem.
Seu porão de carga aberto é visitado por todos os mergulhadores. Para aqueles mais avançados e experientes, há a sala de máquinas e as cabines da tripulação para explorar. Quando mergulhar neste naufrágio você deve levar em conta não somente a profundidade mas também as fortes correntes que podem ocorrer ao redor dele.
Confira o vídeo:
Confira o vídeo doMergulho Naufrágio em Curaçao Superior Producer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.